Metodologia

Com uma perspectiva diferenciada as Oficinas de Acesso a Mídias digitais, inicialmente através do uso de blogger’s, ira oportunizar que o educando use um instrumento durante todo o curso, o condicionando ao avanço no processo de aquisição do conhecimento. O aprendiz terá a oportunidade de expressar o que aprende, refletindo sobre os resultados de aprendizagem através de um caderno virtual.

Isso pressupõe uma nova prática pedagógica, sugerindo que o ensino da informática precisa evoluir pedagógica e tecnologicamente, de modo a não perder de vista tudo que acontece na sociedade e ambientes (em constante mudança) para os quais estes cidadãos e profissionais estão sendo preparados .

Através de uma linguagem verdadeiramente interativa, (armazenando e registrando informações variadas) o educando vai comandar suas ações e poderá então, realizar e receber respostas imediatas e variadas, de acordo com a situação, em um processo de construção do conhecimento.

Tal pratica possue exatamente o objetivo de desenvolver e aprimorar o raciocínio do aprendiz, ajudando-o a construir um conhecimento pessoal e coletivo, e não apenas a memorizar informações.

O trabalho proporcionará maior capacidade de abstração, discernimento e cooperação entre os educandos. Para estas, o uso do blogger como ferramenta didática, amplia e motiva a interação entre os envolvidos, desenvolvendo o raciocínio e presteza de intervenção. Essa experiência busca diretamente alcançar o real impacto do avanço tecnológico e colaborar na construção de uma nova forma de educação da sociedade.

Tanto o site de buscas Google; como os blogger’s e as demais ferramentas utilizadas nas Oficinas de Acesso as Mídias digitais, são novos modelos de espaço do conhecimento, de estilo de raciocínio, de armazenamento de informações e de troca de saberes.